sábado, 10 de março de 2012

O início de uma Era Dourada e um Mistério

1968. Ano do Jubileu de Prata da Voz da Profecia. 25 anos. 
-
Foi feito um álbum comemorativo, uma compilaçao irregular c/ músicas bonitas, mas mal gravadas. 
-
Na última faixa, a surpresa : A 1ª gravação de uma fase dourada.
Um negro-spiritual bem deprê, impecável, num arranjo incrível do baritono que estreava : Wesley Blevins (no centro ao alto)
-
Link p/ ouvir Turbado :  http://www.youtube.com/watch?v=Xo6nXa5LpHE&feature=youtu.be
-
Os demais eram : Roberto Conrad (baixo á esq) , e os também estreantes Eclair Cruz (1º Tenor à dir) e Malton Braff (2º Tenor no centro em baixo )
 
-
 
-
Blevins cantou 2 anos e sua saída foi um mistério ...
-
Norman Wesley Blevins era americano. Era Missionário nas aldeias indígenas do Xingu, onde hj se constrói a polêmica Usina de Belo Monte.
-
Convidado a cantar nos Arautos, deixou a Missão Indígena e matou a pau por 2 anos como barítono, tradutor e arranjador auxiliar dos Arautos do Rei. 
-
Com pouco sotaque gringo, gravou o álbum "Pai Nosso" e quase metade do que hj conhecemos como "Coleção Redescobrindo".
-
Foi realmente o início de uma fase espetacular do ponto de vista técnico para os Arautos do Rei. Essa formação era altamente produtiva. Gravou 240 canções.
-
Ocorre que no finzinho de 1969, os Arautos foram cantar na TV em Cuiabá; e o apresentador resolveu perguntar sobre a experiencia de Wesley Blevins entre os índios do Xingu
-
Sem a menor cerimônia, Blevins desceu a lenha na FUNAI, e na Política Indigenista do Governo Brasileiro. Pra espanto geral, soltou o verbo sem dó.
-
Só que nessa época, o Brasil estava sob efeito do AI-5, e era governado por uma Junta Militar (os 3 patetas rsrs). Não havia liberdade de opinião.
-
Pra piorar, a Ditadura Militar Brasileira detestava os Missionários Americanos na Amazônia, pois achava que no fundo eram espiões da CIA, mapeando riquezas minerais e fontes de águas ( e como sabemos, a suspeita não é ilógica )
-
E pra azedar ainda mais o clima, Charles Elbrick, embaixador dos EUA, estava sequestrado por um grupo de Esquerda, que lutava contra o Regime Militar
-
Não deu outra. Qdo os Arautos chegaram de volta ao RJ, já estava lá a intimação pra Wesley Blevins prestar esclarecimentos aos militares, mesmo sendo cidadão americano.
-
O receio beirou o pânico. Como nessa época, muita gente era torturada e sumia nos porôes do DOPS, o Pr Roberto Rabello, apoiado pela Associação Geral da IASD, mandou Wesley Blevins deixar o país, antes do prazo da intimação. 
-
E assim, Blevins se foi com a família, deixando tudo pra trás           (inclusive ótimos arranjos). Só voltou ao Brasil 40 anos depois, numa vistita surpresa à TV Novo Tempo.
-
Esse episódio esquisito só foi tornado público há uns 2 anos.
-
Mas Deus não deixou os Arautos na mão. Blevins foi substituído por Enis Rockell, que era um cantor de altíssimo nível.
-
A Ditadura ? Durou 21 anos e não deixou saudade.
-
Os Arautos ? Chegaram a 50 anos deixando saudades tanto do passado, quanto do futuro. 
-
Glória a Deus !

4 comentários:

  1. que história! valeu por nos contar!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um LP antigo de um coral lindo que contem o Pai Nosso e Templo Verde. Chama-se Coral Carlos Gomes. Eu gostaria de saber se foi passado para CD, e como posso adquiri-lo.

    Obrigada,
    clara crooks
    5727 Old Lodge Dr
    Houston, TX 77066
    claraleitec@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Marcelo!!! Cada dia mais me torno seu fã. Gosto da maneira como você escreve. Eu passaria horas lendo aquilo que você escreve.
    Você contando um pouco da história do Arautos foi maravilhoso. Agora ler sua crítica sobre o Arautos é ainda melhor.
    Quero poder ler mais coisas que você tem a dizer.
    Parabéns!!!! Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite a todos...atuo num quarteto a muitos anos e já recorri a vários recursos sem sucesso IMPLORANDO por partituras dos Arautos de músicas gravadas na época do ´´Redescobrindo´´...já tenho ´´Os favoritos´´mas falta muita coisa que gostaríamos de cantar p continuar pregando o Evangelho através da múscica.Peço em Nome de Jesus,,por favor,encarecidamente,quem puder me enviar partituras dessas santas relíquias por favor o faça;;;;ex..música;Dize O a toda tribo ou povo do ´Redescobrindo´´essa é uma das várias...albú também Pensando em Ti...,etc.Deus abencoe a todos,,forte abraço.Vinícius,zap 21 99678 7123.

    ResponderExcluir